sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Cego de Jericó

Poesia de Mario Barreto França 

Perto de Jericó, à margem do caminho,
Costumava sentar-se, esmolando sozinho, o cego Bartimeu.
Ah! Ele nunca vira a paisagem sorrir sob o céu de safira,
Os rebanhos pastando em campos verdejantes,
E os de seu pai de bênçãos transbordantes,
Porque era infelizmente um cego de nascença
Mergulhado na dor de sua treva imensa...

E ele, no íntimo d’alma, exclamava:
– Quem dera encontrar esse Jesus que milagres opera,
Pois eu tanto imploraria e choraria tanto,
Que ele haveria de ter piedade do meu pranto,
E daria, então, luz para meus olhos,
Guiando-me na vida entre tantos escolhos!...

Certo dia, porém, ele estava esmolando,
Quando ouviu o rumor da turba caminhando.
Prestou toda a atenção e descobriu sem custo,
Que era Jesus quem vinha
– O poderoso e justo, Mestre e Senhor.

Ao pressentir que perto estava, 
na esperança de se escutado, gritava:
– Ó filho de Davi, tem piedade de mim,
E livra-me Senhor, destas trevas sem fim!
E muitos, em ameaça, exclamavam:
– Ó tolo, cala-te! E em teu silêncio encontrarás consolo!...
E ele gritava mais: – Jesus, eu creio em ti!
Tem misericórdia de mim, filho de Davi!

É que ele meditava: – Se agora não falo,
Onde irei, onde irei outra vez encontrá-lo?!
Se me passa veloz essa oportunidade,
Nunca mais verei a minha felicidade!

E Jesus, que entre a turba calmo ia seguindo,
Solícito parou, aquela voz ouvindo,
Chamai-o, disse a turba, trazei-lo sem demora,
Porque na sua angústia ele suplica e chora!
E foram-no chamar na alegria que inflama:
– Levanta-te com fé, pois o Mestre te chama!
Tem esperança e vai!

E ele a capa deixando,
Seguiu para o senhor de gozo transbordando.
Perguntou-lhe Jesus – Que queres que eu te faça?
E o cego lhe respondeu:– Que eu veja a tua graça! 
Que eu tenha vista, Mestre!
Então, Jesus lhe falou:
– Vai em paz! Vai em paz! A tua fé te salvou!


Quando ele abriu os olhos na mais grata surpresa,
Contemplou extasiado a linda natureza:
O céu azul, o campo enfeitado de flores,
E o horizonte a sorrir em nuvens multicores;
Porém, nada mais belo ele viu do que a luz
Refletida no olhar dos olhos de Jesus. 

Fonte: Mário Barreto França
Sob os Céus da Palestina
Editora JUERP Rio de Janeiro, 1971

5 comentários:

  1. Essa poesia de Mário Barreto França é muito bonita, inspirada, e com a interpretação que a escritora Margarete Solange dá quando recita fica muito linda, emocionante.

    ResponderExcluir
  2. A maioria de nós somos cegos, como o cego de Jericó. Temos que aumentar nossa fé para poder enxergar as coisas. Muitas vezes a gente só crer no que ver, somos incrédulos como Tomé..

    ResponderExcluir
  3. Linda póesia!E hoje caiu como luva na minha vida!Jesus filho de Davi,tem misericórdia de mim.AmémE verdade maria.Ainda bem que Deus usa seus vasos p/ nos lembrar que Ele ainda opera!Amei!

    ResponderExcluir
  4. Essa poesia do Grande Poeta Mario Barreto França...me emocionou ao longo de toda minha vida porque a maior declamadora do mundo...a declamou por incontáveis vezes...minha saudosa mãesinha serva fiel desse Jesus que curava e cura...Dolia Martins Rubia *10/11/31 + 23/02/19 te amo mãe! te encontrarei um dia...

    ResponderExcluir

MEDITE NISSO...

MEDITE NISSO...
A leitura diária da Bíblia sagrada é o nosso alimento espiritual. Ler as sagradas escrituras diariamente nos dará vigor e nos fará mais saudável e FELIZ