sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ser Dependente

Texto de Aparecida Borges


Sou como um prodígio para muito, 
mas tu és meu refúgio forte (Sl 71.7)


Qual o segredo que alicerçava a vida de Davi? O que diferenciava este homem dos demais de sua época? Ele foi pastor de ovelhas, guerreiro, genro do rei e por escolha divina rei de Israel!
         Algo que me chama atenção na vida de Davi é a constante consciência que ele tinha do quanto precisava e dependia de Deus. Me arriscaria dizer que a dependência que Davi tinha do senhor o fez brilhar nas diversas esferas que ele ocupou na sociedade.
         Como pastor nos relata a história que ele lutara com leão e urso (I SM. 17.34-35) arrebatando as ovelhas de suas garras: como guerreiro ainda muito jovem se dispôs a lutar contra um gigante que era o terror naqueles dias (ISm 17.24). Pois confiava no Deus de Israel a quem Golias (o gigante) havia afrontado. (I Sm 17.26,45)
         Como genro do rei, o dote que lhe foi exigido de cem prepúcios de filisteus foi duplicado, pois Davi tão somente dependia daquele que é o refúgio forte ( I Sm 18.18,25,27)
         As ciladas que lhe foram armadas durante as perseguições, se tornaram oportunidades de crescimento na vida do homem Davi.
         Onde tem dependência de Deus, tem crescimento, destaque, escape e vitória.
         Depender de Deus faz toda diferença, é comum vermos ao longo da trajetória de Davi a frase:  “ [...] e o Senhor era com ele” ( I Sm 18.14)
         Não podemos esquecer que Davi começou levando pães para os irmão e queijo para o capitão de mil (ISm 17.17).
         Ao se espalhar no arraial de Israel a história que um jovem havia se prontificado a lutar contra Golias (I Sm 17.31) chegou a notícia aos ouvidos do rei Saul, o qual mandou buscar Davi. O rei procurou em vão dissuadir o jovem pastor que cheio de confiança e dependência conta as vitórias que Deus o havia dado nas batalhas anteriores a frase “assim será” (I Sm 17.36) expressa que Davi havia aprendido a confiar em Deus.
         O leão e o urso presentes no relato de Davi foram instrumentos de preparo para que mais adiante ele lutasse e vencesse o gigante. Você já parou para analisar que os leões e ursos que você tem enfrentado são instrumentos para habilitá-lo para lutas mais promissoras? Depender de Deus nos leva a ser originais, Davi rejeitou as vestes, capacete, couraça e espada oferecidas pelo rei, tomou o cajado,cinco pedras, alforje e a funda e foi ao encontro do gigante (I Sm 17.38,40)
         Depender de Deus nos leva a vencer e avançar em nome do Senhor, quando dependemos termos consciência que é Ele e não nós que faz acontecer.
         Depender de Deus nos faz crer que do senhor é a guerra e que prevaleceremos sem espada ou lança (I Sm 17.47,50)
                Depender de Deus nos habilita a rejeitar a pressão psicológica, a maldição e a aparente invencibilidade do gigante. (I Sm 17.43,44,46)
         A maior arma contra a vulnerabilidade é a dependência de Deus.
         Depender de Deus é o segredo para prevalecer, o texto nos relata “ Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra... e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão” (I Sm 17.50)
         Vale a pena estar subordinado e ter essa maravilhosa conexão, gosto da frase de John Mitchell  “Depender de Deus transforma em heróis pessoas comuns como eu “
         Enfrente leões, ursos e gigantes, porém nunca se aparte da dependência. Creio que depender é o único caminho seguro para a vitória.
         Dependa e seja vitorioso!

Aparecida Borges  
é pregadora 
do Evangelho de Cristo, 
Coordenadora Geral do Círculo
de Oração da Assembleia em
Mossoró

Um comentário:

  1. Estou muito feliz por acessar esse blog,e muito satisfeita por encontrar aqui,a irmã de Mossoró(Aparecida Borges)pois a conheço só de ouvir suas pregações através dos seus CDS.Fico muito orgulhosa,em saber que existem pessoas que fazem diferença em nossas vidas,em qualquer circunstância.Parabéns pelo blog,pela mensagem da palavra de Deus,e por toda equipe que juntos se preocupam com a situação de todos.Eu sou de Fortaleza,e no momento estou em tratamento de quimioterapia(Fui diagnosticada por um câncer no pulmão sem ser fumante).Sou odontóloga,tenho 51 anos e tenho uma filha de 23 anos,estudante de psicologia na federal,e no momento está fazendo o curso de integração para em breve se batizar na nossa congregação(IPNJ)Igreja Presbiteriana Nova jerusalém,e assim o Senhor tem me derramado muitas graças e muitas bênçãos que ainda estão por vir.Um abraço a todos da irmã em Cristo,Regina Coeli.

    ResponderExcluir

MEDITE NISSO...

MEDITE NISSO...
A leitura diária da Bíblia sagrada é o nosso alimento espiritual. Ler as sagradas escrituras diariamente nos dará vigor e nos fará mais saudável e FELIZ