segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Modismos nas pregações

Lamentavelmente, existe entre os que pregam uma grande preocupação por imitar gestos, expressões e certos modismos dos chamados “grandes pregadores”, o que causa certo enfado aos ouvintes. Ao que parece, a adesão desses modismos servem como que para conferir o grau de pregador legitimado. Todavia, o uso de certos chavões, tais como o tão usado “olhe para seu irmão e diga” dentre outros, torna-se repetitivo e, portanto, até mesmo banal. O mais recente, consiste em intercalar no meio das pregações a mui deselegante expressão “Ei”. Essa palavra que não faz parte da linguagem culta da língua portuguesa é usada no dia a dia para chamar atenção de pessoas especialmente quando não sabemos seus nomes ou quando no momento seus nomes nos fogem à memória. Todavia, mesmo usada nessas situações, essa palavrinha nem sempre é bem vinda, porque ela despersonifica as pessoas que preferem ser chamadas por seus nomes. Pergunta-se então, por que usar uma expressão como essa quando a Bíblia está repleta de chamamentos agradáveis tais como “amados”, “filhinhos”, “bichinho de Jacó”, etc. Existem ainda tantas outras palavras que podem ser usadas para chamar a atenção e que soam bem aos ouvidos como, por exemplo, “querida igreja”, “amados irmãos” dentre outras.
Se somos filhos de rei, esse chamamento não nos cai bem. O uso do “Ei” como elemento recorrente nas pregações é uma escolha de péssimo gosto, deselegante e desnecessário. Certos procedimentos bem poderiam não ser imitados. Mas, se é natural do ser humano ser imitador, que imite a Cristo. Esse pregador verdadeiramente deve ser imitado porque é o melhor de todos os tempos. Suas pregações são adequadas para o público a quem se destina. Ele sim soube falar em qualquer momento e em qualquer ocasião e não cobrava por isso. Havia simplicidade e beleza no seu falar. Pregador por excelência, autêntico, sábio e especialmente humilde de coração, é um modelo realmente digno de ser imitado. 


Texto de Margarete Solange
autora do livro
O crente não escolhe, 
é um escolhido.
Editora Queima Bucha, 
2011

Um comentário:

  1. É concordo. Acho que se deve pregar sem tantas repetições e imitações. E ter uma pregação mais objetiva, sem tantos rodeios para terminar.

    ResponderExcluir

MEDITE NISSO...

MEDITE NISSO...
A leitura diária da Bíblia sagrada é o nosso alimento espiritual. Ler as sagradas escrituras diariamente nos dará vigor e nos fará mais saudável e FELIZ