terça-feira, 28 de agosto de 2012

Desprezando a herança, vendendo-a por um prato de lentilhas


E disse Esaú: “Eis que estou a ponto de morrer e para que me servirá logo a primogenitura?...e vendeu a sua primogenitura a Jacó...Assim desprezou Esaú a sua primogenitura”  (Gn: 25.32-34)
.


Esaú é um exemplo claro de alguém que se precipita para satisfazer a necessidade imediata, muitas pessoas como Esaú fazem do momento de crise o seu foco, e da realização deste momento o seu objetivo.

Apesar de ser um habilidoso caçador e também o preferido de seu pai Isaque (Gn: 25.27-28), ao que parece Esaú não soube valorizar o lugar em que Deus o colocara; o fato de ser o primeiro filho dava-lhe o direito da primogenitura, seria dele a porção dobrada da herança, bem como a liderança da família.
Algumas tribos do oriente próximo permitiam a venda da primogenitura que geralmente custava um preço altíssimo; daí a iniciativa de Jacó propor o negócio.
Esaú voltava do campo e Jacó havia preparado um guisado de lentilhas, a fome foi o combustível para Esaú negociar sua benção; o prato de lentilhas foi o preço.
Desconsiderando totalmente a grandeza do projeto de Deus em sua vida, ele se entrega ao prazer de saborear o guisado, esquecendo que a primogenitura era uma herança dada desde a madre, sua declaração diante de Deus foi fatal: “[...] para que me servirá logo a primogenitura?” (Gn: 25.32)
Deus reconheceu em suas palavras o desprezo a benção, Esaú comeu, bebeu, levantou-se e saiu (Gn: 25.34) mas as consequências de sua decisão o acompanharam por todos os seus dias: sua ação foi caracterizada como profana e depois quando quis recuperar a benção, foi rejeitado (Hb: 12.16-17)
O escritor aos Hebreus nos adverte “ninguém seja fornicador e profano, como Esaú, que por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura” (grifo nosso)
Procuras a satisfação da necessidade de forma imediata, em detrimento da grandeza da escolha de Deus? Queres, pois, abrir mão do teu direito desprezando a tua herança?
Que possamos refletir e avaliar os efeitos de nossas decisões, que com certeza repercutirão mais do que possamos avaliar. Medita nisso! Que Deus nos abençoe.

Texto de Aparecida Borges

Pregadora do Evangelho de Cristo, Coordenadora Geral do Círculo de Oração da Assembleia em Mossoró



Lentilhas 
planta pequena semelhante à ervilha, e que cresce em solos pobres e impróprios para outras culturas (cf. II Sm23.11) Os grãos são de cor marrom avermelhada, servem para fazer sopa e também podem ser misturados à farinha para fabricar um tipo inferior de pão. ( Ez 4.9)



2 comentários:

  1. Texto forte que fala ao nosso coração. São palavras que realmente ao terminar de ler-las nos levar seriamente a meditar nisso que foi dito.

    ResponderExcluir
  2. Hoje a gente vê muito as pessoas renegando a fé por um prato de lentilha.

    ResponderExcluir

MEDITE NISSO...

MEDITE NISSO...
A leitura diária da Bíblia sagrada é o nosso alimento espiritual. Ler as sagradas escrituras diariamente nos dará vigor e nos fará mais saudável e FELIZ