sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tenho um Pastor

Amo ao Senhor
Porque tão encarecidamente
Ele me amou primeiro.
Tenho um pastor
Que me encontra quando fujo
Do seu regaço.
Se ferido estou, cuida de mim,
Me traz de volta ao seu aprisco,
Onde o rebanho deixou
Para me resgatar.
Reconheço sua voz
E o sigo pelos campos,
Em pastos vastos ou
Por vales tenebrosos.
Quando Ele está comigo
Enfrento o assustador,
Nada me falta.
Conquisto o impossível
Se Ele é o meu pastor.




Fonte: Margarete Solange.
Inventor de Poesia: 
Versos Líricos. Queima-bucha, 2010
Fotografia de Irak Xavier


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Seja bom naquilo que você faz

Crônica de Margarete Solange

Deus quer que o homem procure ser bom em tudo que ele faz. É bíblico: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens”.  Podemos ser pessoas simples, humildes, mas simplicidade e humildade não são sinônimos de pequenez e fraqueza. É preciso determinação. É louvável que o ser humano tenha objetivos, propósitos na vida. Que se dedique a fazer com zelo e disciplina o projeto para o qual foi direcionado. Para ser grande, não é necessário ao homem que ele se envolva em muitas ocupações. É importante que procure está ocupado no seu dia a dia, despenhando atividades que lhe tragam bons frutos que, de uma forma ou de outra, edifiquem pessoas em seu derredor. Mesmo que exerça uma única atividade e ela pareça simples ou banal, deve fazê-la com diligência. É apreciável que o ser humano seja louvado por ser bom naquilo que ele faz. Especialmente nas pequenas coisas. Visto que, nas pequenas coisas, o homem mostra sua nobreza. Contanto que o seu esforço não seja para ostentar grandeza nem estabelecer superioridade sobre os demais, e sim para sentir no íntimo o refrigério de ter a consciência do dever cumprido. Não cumprido de qualquer forma, mas com prazer e eficácia. É gratificante ser bom em alguma coisa, mesmo em atividades nas quais muitos não reconhecem como dignas de honras e louvores, como por exemplo, ser dono ou dona de casa, cuidar do próprio cachorro, pomar ou jardim, fazer as atividades escolares e outras tarefas desse tipo. É certo que existem prêmios, para atores, atrizes e diretores, honras e méritos para generais e presidentes, todavia, para as pessoas que nos cercam, os grandes vultos somos nós. Assim sendo, por que não dar sempre o melhor de nós para essa nossa pequena e preciosa plateia?  




Fonte 
Margarete Solange, 
O crente não escolhe, 
é um escolhido.
Editora Queima Bucha, 
2011

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Amigo Maior

Riqueza, fama, sabedoria,
Nada vale para mim
Tanto quanto o teu amor.
Tua presença me fortalece,
A tua graça me enriquece.
És precioso para mim.

Na alegria ou na tristeza,
Amigo maior, conselheiro...
Médico de minha alma,
Candeia de meus passos,
Luz intensa no caminho.

Vou contigo sem olhar para trás,
Sigo sem pestanejar,
De Ti preciso até pra respirar,
Olho a imensidão do mar e penso:
O meu Deus é maior que tudo isso...

Candeia de meus passos,
Luz intensa no caminho.

Vou contigo sem olhar para trás,
Sigo sem pestanejar,

Fonte: Margarete Solange.
Inventor de Poesia: 
Versos Líricos. Queima-bucha, 2010

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Pecado é Doce



Não adianta negar que o pecado é doce. Bom e agradável como uma sobremesa deliciosa ou o prato favorito. É envolvente, encantador, atraente como uma linda mulher de corpo escultural, cabelos soltos ao vento, sorriso meigo, caminhando com passos majestosos, assim como que acompanhada de um suave fundo musical. Belo quadro, que mexe com os sentimentos: vaidade, inveja, desejo. Cega o entendimento, enfraquece o temor ao Senhor e o crente lentamente se vê envolvido pelos laços da morte, sem saber que ela se chama pecado e atrapalha sua amizade com o Criador, fazendo-lhe se esconder de sua voz, trazendo perdas e angústias. O pecado faz o homem rodear por caminhos longos, distanciando-se da Canaã que o espera depois do deserto. Traz laços que se enroscam no crente como a grande serpente, num abraço que não é de amigo, não é de irmão. Do alto um olho gigante, contempla cada movimento, esperando que aqueles que são realmente seus, fujam do perigo, resistam firme na fé. Imagino que nesse momento, um exército se forma para socorrer aquele que, frágil como um cordeirinho, já não sabe o que fazer para escapar da tentação. Acuado, o bichinho não tem mais como voltar atrás... Mas Jesus, que tudo sabe e tudo vê, tem sempre um escape, sabe exatamente o que fazer em qualquer situação. Do impossível, cria uma saída, resgatando do inferno qualquer vida, não importa o tamanho do pecado que cometeu. Tão somente espera ouvir uma sincera oração vinda de um contrito coração, simplesmente porque “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” 
.  



Fonte 
Margarete Solange, 
O crente não escolhe, 
é um escolhido.
Editora Queima Bucha, 
2011


sábado, 9 de abril de 2011

Ungidas por Deus


Em tempos remotos as mulheres não tinham destaques, não eram consideradas por seu valor. Eram dadas ou trocadas como se fossem objetos. Não falavam em público, tinham que aprender em silêncio. Não tinham vez, não tinham voz. Hoje o valor da mulher é reconhecido, proclamado. Para elas, dedicam-se belas poesias, homenagens, provérbios... Dizem frases do tipo: “Por trás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher”. Se bem que podemos melhorar essa frase, dizendo:“Ao lado de um grande homem sempre existe uma grande mulher”. Mas, mesmo nos dias de hoje, as mulheres nem sempre atuam tocando trombetas e alaridos para serem reconhecidas por seus feitos. Nem todas ambicionam honras e glórias. Mulheres sábias são simples e prudentes, não se exaltam, comportam-se como serva.  São Tementes: ouvem e guardam a voz do seu Senhor. As escolhidas por Deus são simples como A mãe do Salvador, que guardava todas as coisas no seu coração, conferindo-as como vindas da parte de Deus. São colunas firmes e bem alicerçadas. Mulheres que oram e choram no templo aos pés de Deus, como ébrias tão somente movendo freneticamente seus lábios numa fervorosa oração. E através da fé, obtém de Deus graça, vitórias sobre coisas difíceis ou mesmo impossíveis aos olhos humanos. Em momentos críticos, tem ideias sábias, usam a prudência como fez Abigail, mulher de Nabal, obtendo para si o favor de Davi. Muitas mulheres são presenteadas com revelações e fortes emoções, como Maria Madalena que teve a primazia de ter diante dos olhos o Mestre ressurreto. Mesmo conservando a simplicidade como prudência, as mulheres são valiosos instrumentos para anunciar ao mundo que Cristo Vive e Reina, e que fala para nós através de um lindo testamento dividido em duas partes. Nele está escrito que o tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo. As mulheres são, sem qualquer acepção, escolhidas, ungidas e amadas por Deus, como Davi, Moisés e outros servos seus. São enviadas à seara para liderar, pregar e ensinar. O seu valor em nada é inferior, porque a elas Deus abençoa com a mesma medida de sua unção. A todas as mulheres, desejo que o Senhor as abençoe e as guarde, SEMPRE!


A todas as mulheres desejo que o Senhor vos abençoe e vos guarde, SEMPRE!


Fonte 
Margarete Solange, 
O crente não escolhe, 
é um escolhido.
Editora Queima Bucha,
 2011




quinta-feira, 7 de abril de 2011

O crente não escolhe, é um escolhido

Crõnica de Margarete Solange

Jesus, nosso grande exemplo, foi manso e humilde de coração. Não tinha ansiedades, não perdia a calma. O discípulo ansioso age antes de Jesus falar. Imagine se Jesus aprovaria cortar a orelha de alguém? Jesus escolhe o homem bruto, mas deseja torná-lo manso e humilde. Espera que o crente, debaixo de suas asas, torne-se abnegado, submisso, sem desacato às autoridades constituídas. Se existem reis, somos súditos; se existem pastores, somos ovelhas. O verdadeiro crente, crê e espera. Não escolhe o que quer fazer, onde ou como quer servir. Há pessoas que quererem escolher tudo: onde quer ser crente, onde vai congregar, quem prega com fervor, quem canta melhor. Há pessoas que se dizem ovelha, mas não aceita seguir o pastor. Entra e sai do aprisco na hora que bem quiser e diz o que quer. Não se acham rebeldes, mas age como se o fossem, e dizem que não tem satisfação a dar a ninguém. Se somos um povo, membros de uma igreja, somos uma família. Se somos uma igreja, vivemos debaixo de tradições e costumes. A marca do crente, não é escolher, É SER ESCOLHIDO! Porém “muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. Não é tão fácil encontrar pessoas submissas a voz de Deus. Alguns sequer reconhecem a voz de Deus como pastor. Outros não aceitam que Deus ainda escolhe líderes para ser seus representantes aqui na terra, como no passado escolheu a Moisés. Se murmuramos contra esses líderes constituídos por Deus, com certeza não fazemos a vontade do pai. Temos que ter o cuidado para não sermos encaixados no versículo que diz: “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.”




Fonte 
Margarete Solange, 
O crente não escolhe, 
é um escolhido.
Editora Queima Bucha, 
2011



terça-feira, 5 de abril de 2011

Guerra dos Homens

Sinônimo de lágrimas,
De injustiça medonha.
Retrato de uma criança sozinha
No leito de um hospital:
Olhinhos redondos, bichinho acuado,
Sem pátria, sem dono.
Talvez para ela a palavra amor
Não tenha vida nem alma.
A guerra é senhora de tudo.
Sombra que lhe seguirá por toda vida,
Ferida que jamais deixará de latejar no peito.
Que histórias contará para ninar os filhos?
Desgraça recebeu por herança,
Concedida por poderosos
A quem jamais afrontou.
Olhos inocentes que choram
Sem compreender
Por que o inferno saiu do seu lugar
E veio ao seu encontro
Na terra dos homens.

Olhos inocentes que choram
Sem compreender
Por que o inferno saiu do seu lugar
E veio ao seu encontro
Na terra dos homens.




Fonte: Margarete Solange.
Inventor de Poesia: 
Versos Líricos. Queima-bucha, 2010

MEDITE NISSO...

MEDITE NISSO...
A leitura diária da Bíblia sagrada é o nosso alimento espiritual. Ler as sagradas escrituras diariamente nos dará vigor e nos fará mais saudável e FELIZ