sábado, 16 de julho de 2011

Vamos a África visitar David Rocha

David Rocha, jovem Cristão, aproveita sua estada na África a trabalho para executar o “ide” de Jesus. A vida em terras alheia não é fácil, no entanto, tendo passado o período de adaptação tudo fica bem mais tranquilo. Nosso entrevistado nos conta que a igreja em Angola existe, mas enfrenta diversas dificuldades porque o ocultismo é uma prática muita enraizada nos costumes desse povo, e é bem comum que os novos cristãos tragam essas práticas para dentro da igreja, porque são muito presos aos seus ritos e tradições. No entanto, apesar do misticismo, sente-se o mover do Espírito Santo. Existe em Luanda uma denominação da Assembléia de Deus, e as pessoas têm abraçado o evagelho. Os cultos são muito animados, eles dançam, tocam cuíca. O coral apesar de não ter noções teóricas de música, tem suas vozes dividias muito bem. São pessoas que gostam de aprender e tem grande respeito pelos colegas de trabalho.
O querido missionário nos conta também que sempre convida os colegas de trabalho para assistirem aos cultos, e tem o costume de fazerem o culto doméstico em suas barracas. Em um desses acampamentos de trabalho, oito angolanos, companheiros de equipe, converteram-se. No inicio da convivência, há uma estranhesa, certa reserva pela diferença de raças e cultura, mas com passar do tempo, passam a se entender muito bem.
Durante os cultos os membros da igreja local dançam animados, porque faz parte da sua cultura. Dançam em adoração ao Senhor! Alguns deles para chegar à igreja percorrem vinte ou trinta kilometros a pé. Realidade bem diferente da nossa que temos o privilégio de encontrar uma igreja evangélica em cada bairro. Alguns levam as cadeiras de suas casas porque nas igrejas não existem estrutura adequada, outros se sentam em pedras.  Quando convidado a pregar, David fala em português, então um irmão faz a tradução para o dialeto local. Os cultos acontecem durante o dia porque a noite não tem luz elétrica e a locomoção é difil e perigosa.
Por fim, nosso amigo nos convida para fazermos um passeiozinho pela África para visitar nossos irmãos em Cristo que cantam e dançam louvando animadamente o nome Santo do Senhor.
David entre os nosso irmãos Angolanos
A Igreja decorada para o culto. Os cultos acontecem durante o dia. 
Nessas bancadas nosso irmão sentam para cultuar ao Senhor.


Aqui temos outra igreja onde são realizados cultos de adoração ao Senhor.


Os nossos irmãos angolanos fotografados durante o culto.
 
E olha quem está cantando e tocando...
Ao olharmos essas bancadas talvez a maioria de nós pense em desconforto, no entanto para os que irão usá-las elas significa progresso. Pense nisso!
Nessa igreja em Luanda em fevereiro de 2010, nosso missionário apresenta seu testemunho. Neste dia aconteceu quatro conversões.


Entrevistado David Rocha
Texto de Margarete Solange
Revisão de Jorge Luiz
Fotografias cedidas por David Rocha

13 comentários:

  1. Parabéns a todos vocês que fazem o Soucontigo, pela criatividade e organização, estou muito feliz por mais esta entrevista, Que Deus continue vos abençoando, ficou muito Legal o Texto.

    A Todos,

    Luvuvamu Lu M'Zambi Lucalayeno!!!(Kikongo Angola);
    Que a Paz do Senhor Seja Convosco!!!(Português Brasileiro).

    David Rocha.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que o irmão David tem cumprido o "ide" de Jesus, aproveitando as oportunidades que lhes são facultadas em lugares realmente carentes do evangelho. Que Deus continue lhe abençoando grandemente e lhe usado mais e mais na obra.

    ResponderExcluir
  3. Legal, irmaozão. Aproveita a oportunidade dada por de ser um missionário. Qualquer dia quero ir também para ver de perto nossos irmãos angolanos adorando a maneira deles.

    ResponderExcluir
  4. fico muito feliz, em ver David - que é meu amigo de longa data- fazendo a obra do Senhor enfrentando dificuldades para pregar a mensagem do evangelho. Que o Senhor o abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  5. Amém meus queridos,será sempre muito bom receber comentários vossos meus queridos, Pr Jorge,Leon e Maressa. Que Deus continue vos abençoando, hoje me encontro nas fronteiras de Angola com o Congo
    (RDC)e Zâmbia. estive orando a Deus pedindo estratégias de trabalhos e a orientação que recebí foi de adquirir uma caixa amplificada e microfones, já estamos de posse destes equipamentos, junto com eles adquirimos um conversor de tensão, como nesta região não existe eletricidade usaremos o conversor para transformarmos a energia da bateria 12vdc para 230ac, Deus é Fiel, é Ele a nossa Bússola... vamos orar para que Deus venha a me usar com sabedoria e que muitas pessoas recebam a mensagem de Paz e Esperança.

    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal! É um verdadeiro missionário, Deus abençoe o jovem David sempre nas viagens, na Africa e em qualquer lugar q Deus mandar.

    ResponderExcluir
  7. Amém Rafaela, obrigado pelo apoio. Deus é Fiel...

    ResponderExcluir
  8. David,muito bonito seu trabalho,creio que trabalhar pra Deus encontrando dificuldades no ambiente a vitória será maior que a primeira.Que o nosso Deus te dê sabedoria espiritual,paciência,força e coragem p/ levar adiante o Ide do nosso Deus.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao blog pela publicação bem como ao grande homem de Deus e verdadeiro missionário, David Rocha.

    Que Deus continue te guiando, te protegendo e te abençoando nesses dias.
    Até logo,

    “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel”; Atos 9:15

    ResponderExcluir
  10. Realmente a gente aqui tem tanta regalia. Quando a gente vê essas dificuldades a gente se comove. E pensar que muitas vezes deixo de ir a igreja que é bem perto de casa porque estou cansada. Ao esses testemunhos nossa fé aumenta. Agora vou a igreja mais feliz.

    ResponderExcluir
  11. Quero agradecer a você Nadijane pelas palavras de Apoio,vamos continuar orando por este povo de bom coração que necessita ouvir a palavra da verdade.

    ResponderExcluir
  12. Querida Alyane, quero agradecer-te pela tão grande consideração a minha pessoa, não tenho dúvidas nenhuma de meu chamado, Vamos continuar orando para que Deus venha continuar me orientando, Abração. paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  13. Prezada irmã Maria José, a realidade em África é bem diferente do Brasil, Aí nós temos o privilégio de termos igrejas bem próximo de casa, temos uma frota de ônibus e ainda temos táxi. Aqui nada disso temos. é hora de refletirmos e vermos quanto as vezes poderíamos ter ido ao Culto Adorar a Deus e não fomos por nossa Negligência própria.

    Deus te abençõe mais e mais Querida.

    ResponderExcluir

MEDITE NISSO...

MEDITE NISSO...
A leitura diária da Bíblia sagrada é o nosso alimento espiritual. Ler as sagradas escrituras diariamente nos dará vigor e nos fará mais saudável e FELIZ